SAN FRANCISCO

 

Cidade americana situada no estado da Califórnia, entre o Oceano Pacífico e as águas gélidas da baía, cresceu uma cidade de característica única nos EUA. São Francisco consegue ser, ao mesmo tempo, sofisticada e casual, liberal e familiar. Quem chega a São Francisco é surpreendido, primeiramente, por belas paisagens. A cidade que cresceu ao redor de dezenas de colinas guarda cenários absolutamente encantadores. Suba em um cable car, entre altos e baixos das ladeiras, cada rua guarda uma bela surpresa. Diferentemente de outros destinos famosos, em São Francisco os moradores são extremamente simpáticos e estão sempre prontos a ajudar. Em meio a clássicas casas vitorianas, modernos prédios de Downtown e à boa vida à beira da baía, você encontrará um número inesgotável de atrações. A graça de São Francisco está exatamente em sentir-se parte da cidade e não apenas um estranho em dia de visita, ser bem recebido já é um excelente motivo para querer ficar mais tempo ou, quem sabe, voltar.

 

 

NAPA VALLEY

A viagem de San Francisco a Napa dura uma pouco mais de uma hora, passando a famosa Golden Gate, o azul do Pacífico vai ficando para trás e uma imensidão de parreiras começa a dominar a paisagem. Ao chegar ao Napa Valley, o cenário é marcado por montanhas a oeste, e cordilheiras a leste, onde se encontram cinco cidades vinícolas: American Canyon, Calistoga, Santa Helena, City of Napa e Yountville, com cerca de 150 vinícolas, e boa parte produz excelentes uvas como cabernet sauvignon, chardonnay, merlot e pinot noir.

A combinação de clima, relevo, solo e a umidade que vem do Pacífico fazem da região uma das mais estimulantes para a produção vinícola e torna um programa delicioso para quem gosta de tomar bons vinhos e quer descansar da corrida das grandes cidades, ideal para fazer um bate e volta de São Francisco, ou para passar alguns dias relaxando.

Antes de definir seu roteiro valem algumas dicas, como selecionar vinícolas que estejam próximas umas das outras, verificar se prefere degustações ao ar livre ou em lugares fechados e qual o tipo de uvas você gosta e as especialidades da vinícola. Napa é famosa por ter muitos Cabernet Sauvignons excelentes, se esse é seu tipo de uva preferido, você está no lugar certo!

Experimente um dos incríveis restaurantes de Napa com ingredientes vindos diretamente da fazenda e alguns dos melhores chefs do mundo e relaxe em um dos diversos spas luxuosos ou faça trilhas a pé ou de bicicleta e aprecie a bela paisagem desta região.

 

 

SAUSALITO

Localizada do outro lado da Golden Gate, a pequena Sausalito, antes uma comunidade de pescadores, convida a um dia relaxante. Com cara de cidadezinha de praia, a cidade abriga bistrôs intimistas, galerias de arte, artistas descolados, casas charmosas e muitos barcos, o lugar é ideal para um passeio em dia de sol, em busca de sossego, é possível chegar de carro, ferry ou bicicleta tudo depende do seu estado de espirito. Habitada e frequentada por boêmios e muitos artistas, acabou ganhando ao longo do tempo um ar artístico, “cult” e muito charmoso. O tempo por lá parece que passa mais devagar.

 

 

GOLDEN GATE

Uma das atrações turísticas mais famosas de São Francisco, verdadeiro cartão postal. A ponte liga São Francisco à cidade vizinha de Sausalito e foi considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno pela sociedade dos engenheiros civis. Ir até São Francisco e não conhecer uma das pontes mais famosas do mundo é fazer uma viagem incompleta.

 

 

FISHERMAN’S WHARF

À beira da baía, o Fisherman’s Wharf e o Marina District são visitas obrigatórias e oferecem atrações como o Píer 39, uma das mais disputadas áreas de lazer da cidade, o Presídio de Alcatraz com um incrível tour pelas antigas instalações carcerárias e o Aquarium of the Bay, onde o visitante vê os animais marinhos enquanto passa por um aquário em formato de túnel. Hoje abriga lojinhas, restaurantes e bares, sempre repleto de pessoas, a especialidade dos lugares, no entanto, são os muitos restaurantes de frutos do mar, onde tudo é convidativo e é possível sentir esse ar de liberdade em todos os cantos desta região, sempre colorida, alegre e sorridente.

 

 

NATUREZA E CULTURA

Para quem gosta de natureza, a cidade oferece centenas de parques para passeios ao ar livre. Neles, é possível curtir um piquenique, assistir uma apresentação musical ou soltar a criançada para se divertir nos gramados e brinquedos. Para quem prefere programas culturais, São Francisco também não deixa a desejar. São mais de 50 opções de museus! Entre os mais famosos, não deixe de dar uma passada no Museu de Arte Moderna de São Francisco, Exploratorium, De Young e a Academia de Ciências da Califórnia. A ilha de Alcatraz recebe milhões de visitantes por ano. A ilha serviu como base militar por 80 anos e, em seguida, se tornou uma prisão de segurança máxima, tendo em suas histórias, prisioneiros como o famoso gangster Al Capone. Atualmente, tornou-se um parque nacional e recebe turistas.

 

 

VIDA NOTURNA

Para aqueles que buscam diversão e agito, anote, São Francisco é uma cidade de muitos pensamentos liberais. Encontre manifestações gays, hippies e nerds em um só lugar. E assim também é sua vida noturna, é possível encontrar bares e baladas para todos os estilos e gostos. No entanto, não estranhem seus horários de funcionamento, as casas noturnas costumam lotar por volta das 22h e fechar às 2h. Saia cedo para curtir a noite. As regiões mais agitadas para isso são Mission, Haight-Ashbury, North Beach, SOMA, Bernal Heights e Marina District.

 

 

 

Se ir às compras for um lazer para você, Union Square, é a principal rua comercial na cidade, com dezenas de lojas, é lá que estão os melhores preços e qualidades. Se procura marcas luxuosas e boutiques, visite Post Street. Assim como qualquer outra metrópole, em São Francisco é possível encontrar lojas de todos os tipos, com opções para todos os gostos.

São Francisco é uma cidade grande e, dessa forma, também enfrenta problemas urbanos. Alugar um carro por lá, nem sempre será a melhor opção, por conta do trânsito enfrentado. Aproveite para andar de bonde e metrôs, são as melhores opções.

Por ser cercada por águas e montanhas, São Francisco tem um clima ameno na maioria dos meses. A temperatura média no verão é de 15°C e no inverno de 10°C. Raramente neva na cidade, mas costuma chover bastante, principalmente nas estações mais frias.

É proibido fumar em todos os espaços públicos de São Francisco. Se você tem esse hábito, fique ligado

Nos lugares privados, fique atento ao traje. Diversos restaurantes e casas noturnas costumam barrar roupas como regatas, bermudas e chinelos.

Por ser tão cosmopolita e liberal, São Francisco convive com artistas hippies nas ruas, parada gay, rock n’ roll e música eletrônica. Para curtir a cidade é preciso ir livre de preconceitos. Divirta-se!